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Afinal, como consigo atrair mais clientes para a minha empresa?

jul. 17, 2018

Autor - Saulo Magalhães

O que faz um negócio caminhar para frente é oferecer uma experiência de consumo completa, ou seja, satisfatória em todos os sentidos. Isso significa que, além de bons produtos e serviços, é necessário investir em divulgação, no treinamento dos atendentes, no  conforto térmico das instalações, entre outras estratégias.

Para ter sucesso nessa empreitada, veja cinco dicas sobre como atrair clientes e se diferenciar no mercado!

Como atrair clientes e conquistar a preferência do público?

Segundo o  Sebrae , a primeira medida para atrair mais clientes é conhecer os desejos e a capacidade de compra do público-alvo, bem como de que maneira seus produtos e serviços podem satisfazê-lo.

O bacana é que, além de captar consumidores novos, combinar diferentes estratégias colabora para fidelizá-los. Confira algumas ações com retorno garantido!

1. Prepare seus atendentes

Como dito, o passo zero é entender as necessidades dos clientes. Isso significa que, além da coleta de informações pessoais (nome, idade, estado civil, contatos etc.), é preciso saber:

  • de que maneira eles pesquisam antes de ir às compras e como seu produto e/ou serviço resolve seus problemas;
  • se seu interesse provém da urgência de resolver um imprevisto ou é fruto de uma busca por melhorias;
  • quais são os prós e contras da sua empresa e como ela se diferencia no mercado;
  • o que os levam a desistir de uma compra.

Com esses pontos bem definidos, é importante treinar e capacitar a equipe de vendas para que ela ofereça o melhor atendimento. Uma vez que se está em sintonia com os valores da empresa e com domínio sobre os produtos e/ou serviços oferecidos, a possibilidade de encantarem a clientela é muito maior.

2. Divulgue seu negócio

Além da participação na mídia local, como jornais, revistas, programas de rádio e de televisão, vale a pena investir em postagens em blogs e redes sociais – cada vez mais pessoas se informam através dessas ferramentas.

A distribuição de impressos, como panfletos, entregues em horários e pontos previamente mapeados, também ajuda na atração de novos clientes.

O mesmo vale para a parceria com estabelecimentos de outros nichos. Por exemplo: comércios podem oferecer descontos para restaurantes, dependendo do valor da compra, e vice-versa.

Por fim, participar de eventos do setor ajuda a fortalecer a presença da marca no mercado e, consequentemente, perante os consumidores.

3. Crie conteúdos atrativos

Independentemente do tipo de mídia escolhida, os conteúdos precisam ter a ver com o universo de atuação da empresa, mostrando como pode resolver os problemas dos clientes.

Produtos e/ou serviços devem ser apresentados de maneira clara, direta e criativa, com linguagem adequada ao estilo do veículo de comunicação ou rede social e ao perfil do público-alvo.

4. Faça promoções

Promoções são excelentes atrativos. Para comunicá-las, combine faixas nas ruas, posts nas redes sociais, disparos de e-mails marketing e contatos via aplicativos de mensagens.

Programas de fidelidade também colaboram para o aumento das vendas, pois os clientes se sentem mais valorizados ao receberem vantagens especiais.

Em estabelecimentos com uma boa estrutura, por sua vez, é possível realizar eventos para chamar a atenção e cativar os consumidores, oferecendo comes e bebes, brindes, cupons de descontos etc.

5. Melhore sua estrutura

Além de oferecer produtos e serviços de qualidade, bem como um atendimento diferenciado e diversas vantagens, para atrair mais clientes é imprescindível investir em conforto, comodidade e segurança. São exemplos:

  • wi-fi gratuito, para que possam interagir com os amigos ou manter os filhos distraídos;
  • estacionamento coberto, para que não precisem deixar os veículos na rua, expostos à ação de criminosos e de intempéries (chuva, sol etc.);
  • soluções que possibilitem maior conforto térmico, especialmente em locais abertos, como  sombreadores.

Como estabelecer prioridades na hora de promover melhorias?

Basta observar o custo-benefício: um  estacionamento exclusivo para clientes , por exemplo, faz toda a diferença na hora de optar por um estabelecimento. Por isso, é tido como indispensável.

Uma maneira de saber se as melhorias estão sendo benéficas é manter o contato com os consumidores após a compra, por meio de um atendimento personalizado. Com isso, os gestores podem ter um retorno em relação a quais pontos podem ser melhorados, prever necessidades futuras e saber, exatamente, como atrair novos clientes.

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