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Autor - Saulo Magalhães
O que faz um negócio caminhar para frente é oferecer uma experiência de consumo completa, ou seja, satisfatória em todos os sentidos. Isso significa que, além de bons produtos e serviços, é necessário investir em divulgação, no treinamento dos atendentes, no conforto térmico das instalações, entre outras estratégias.
Para ter sucesso nessa empreitada, veja cinco dicas sobre como atrair clientes e se diferenciar no mercado!
Segundo o Sebrae , a primeira medida para atrair mais clientes é conhecer os desejos e a capacidade de compra do público-alvo, bem como de que maneira seus produtos e serviços podem satisfazê-lo.
O bacana é que, além de captar consumidores novos, combinar diferentes estratégias colabora para fidelizá-los. Confira algumas ações com retorno garantido!
Como dito, o passo zero é entender as necessidades dos clientes. Isso significa que, além da coleta de informações pessoais (nome, idade, estado civil, contatos etc.), é preciso saber:
Com esses pontos bem definidos, é importante treinar e capacitar a equipe de vendas para que ela ofereça o melhor atendimento. Uma vez que se está em sintonia com os valores da empresa e com domínio sobre os produtos e/ou serviços oferecidos, a possibilidade de encantarem a clientela é muito maior.
Além da participação na mídia local, como jornais, revistas, programas de rádio e de televisão, vale a pena investir em postagens em blogs e redes sociais – cada vez mais pessoas se informam através dessas ferramentas.
A distribuição de impressos, como panfletos, entregues em horários e pontos previamente mapeados, também ajuda na atração de novos clientes.
O mesmo vale para a parceria com estabelecimentos de outros nichos. Por exemplo: comércios podem oferecer descontos para restaurantes, dependendo do valor da compra, e vice-versa.
Por fim, participar de eventos do setor ajuda a fortalecer a presença da marca no mercado e, consequentemente, perante os consumidores.
Independentemente do tipo de mídia escolhida, os conteúdos precisam ter a ver com o universo de atuação da empresa, mostrando como pode resolver os problemas dos clientes.
Produtos e/ou serviços devem ser apresentados de maneira clara, direta e criativa, com linguagem adequada ao estilo do veículo de comunicação ou rede social e ao perfil do público-alvo.
Promoções são excelentes atrativos. Para comunicá-las, combine faixas nas ruas, posts nas redes sociais, disparos de e-mails marketing e contatos via aplicativos de mensagens.
Programas de fidelidade também colaboram para o aumento das vendas, pois os clientes se sentem mais valorizados ao receberem vantagens especiais.
Em estabelecimentos com uma boa estrutura, por sua vez, é possível realizar eventos para chamar a atenção e cativar os consumidores, oferecendo comes e bebes, brindes, cupons de descontos etc.
Além de oferecer produtos e serviços de qualidade, bem como um atendimento diferenciado e diversas vantagens, para atrair mais clientes é imprescindível investir em conforto, comodidade e segurança. São exemplos:
Basta observar o custo-benefício: um estacionamento exclusivo para clientes , por exemplo, faz toda a diferença na hora de optar por um estabelecimento. Por isso, é tido como indispensável.
Uma maneira de saber se as melhorias estão sendo benéficas é manter o contato com os consumidores após a compra, por meio de um atendimento personalizado. Com isso, os gestores podem ter um retorno em relação a quais pontos podem ser melhorados, prever necessidades futuras e saber, exatamente, como atrair novos clientes.
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